quarta-feira, 13 de abril de 2016

A CORRUPÇÃO E A POLÍTICA NO BRASIL



Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da E.E.B. Nadir Becker estudaram, dentre outros assuntos nesse primeiro bimestre, o gênero textual dissertativo-argumentativo. Foram lidos textos, analisadas as características e discutido sobre o tema: a corrupção e a política no Brasil. Feito isso, os alunos produziram um texto em sala de aula, sem pesquisa. Lidos todos, a produção do aluno Anderson Gonçalves foi escolhida para divulgação no blog da escola.


Paraíso?

     O Brasil é um país lindo, com fauna e flora muito diversa, também possui uma das sete maravilhas do mundo. Mas como diz o ditado: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento” o Brasil tem a sua integridade quase nula, graças a uma parcela da população que acredita ser possível resolver tudo com dinheiro, pensando que bem conversadinho tudo tem jeito, o tradicional “jeitinho brasileiro”. Devido a isso, o Brasil está longe de se destacar pelas suas belezas, mas sim pela cultura da corrupção, principalmente na política, e em todas as classes sociais.
    Os políticos veem o ponto fraco da sociedade na classe mais baixa, aquelas famílias que muitas vezes não têm certeza se vão ter arroz e feijão na mesa o mês inteiro. Assim, muitas vezes ficam obrigados a escolher aquele político que vai dar um vale compras no mercado do que investigar a vida e ter certeza de que não vai jogar seu voto em vão. Desse modo perdem a chance de escolher aquele que vai tirá-lo definitivamente dessa situação.
Mas, não só na classe baixa, há também pessoas que fazem parte da classe média e que agem como mediadoras dos votos, ou seja, são cabos eleitorais que trabalham simplesmente para obter uma vantagem, desde ganhar um dinheiro a mais ou até ter favores para cobrar do político no futuro, para assim conseguir algo de interesse próprio.
    Os políticos brasileiros, muitos desses já na classe alta, se sentem muitas vezes seguros para desviar o dinheiro público. Roubam milhões ou até bilhões de reais e muitas vezes não são descobertos e, quando isso acontece, são apenas investigados e quase nunca vão presos. Quando algum político é preso, ele paga a fiança com o dinheiro do povo, simplesmente sai da cadeia e, no ano seguinte ou até no mesmo ano, é eleito novamente.
    O brasileiro tem que mudar seu jeito de pensar. Não simplesmente optar pela melhora financeira passageira e sim optar pela melhora definitiva. Se a população mudasse seu pensamento perceberia que o político que compra votos com certeza vai querer recuperar o dinheiro que gastou para se eleger. Tendo consciência o cidadão iria “matar dois coelhos com uma cajadada só”, acabando com a famosa venda de votos e também não elegendo o político corrupto. A solução é investigar a vida dos políticos. Uma eleição para presidente, por exemplo, é só uma vez a cada 4 anos, então não vale a pena perder algumas horas pensando do que eleger qualquer pessoa para governar o país? Depois não adianta reclamar. Enquanto o brasileiro não mudar seus princípios e não lutar por leis mais rígidas, o Brasil não será reconhecido por suas belezas e sim vai acabar se tornando um verdadeiro paraíso, um paraíso fiscal.

Anderson Gonçalves – 2º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.
Deixe seu nome e um meio para entrarmos em contato.
Obrigada.